Você sabe tudo o que um Cirurgião Plástico faz?

Será que você sabe tudo que um Cirurgião Plástico faz?

Você sabe tudo o que um Cirurgião Plástico faz?
Você sabe tudo o que um Cirurgião Plástico faz?

Esses dias fui surpreendido com uma pergunta, uma pessoa me perguntou qual a contribuição da Cirurgia Plástica para a Medicina.

Faz tempo que estou querendo escrever sobre isso.

Siga o dr. Assaad Naim nas redes sociais

É muito comum as pessoas acharem que o Cirurgião Plástico é aquele médico que só faz cirurgias estéticas. Nós estamos ficando conhecidos apenas pelas próteses de mama, pela cirurgia do abdome, pela redução das mamas e pela lipoaspiração.

Então, muita gente inclusive me pergunta que outras cirurgias o cirurgião plástico faz, achando que é só isso.

Mas, será que você sabe tudo o que um Cirurgião Plástico faz?

Pois bem vamos começar do começo. É claro rsrrss.

A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica com pouco mais de 100 anos.

O início dessa especialidade foi durante a Primeira Guerra Mundial que aconteceu entre 1914 e 1918.

Aquela guerra ficou conhecida como Guerra de Trincheiras, pois os soldados ficavam dentro das trincheiras observando e esperando o inimigo que estava na trincheira em frente.

Mas, naquela época não existiam armas como as que existem hoje em dia, e as coisas se resumiam a revólveres, espingardas, lança chamas e minas terrestres

Então, eles usavam as armas de fogo e o lança chama para atacarem o inimigo e colocavam as minas terrestres no espaço que ficava entre uma trincheira e outra. Essas minas eram pra evitar que os soldados inimigos se aproximassem muito.

Portanto, como você já pode imaginar, o soldado se feria ou com um tiro, ou com fogo ou através de uma explosão.

Mas, onde entra a atuação do Cirurgião Plástico ai?

Pois bem, você deve estar se perguntando mas o que o Cirurgião Plástico tinha a ver com isso?

Aí é que está a chave da questão …

No meio da guerra eles precisavam de um médico que soubesse tratar dos soldados queimados e dos soldados mutilados. Um médico que “consertasse” soldado lá mesmo no meio da guerra e devolvesse ele o mais rápido possível pois haviam pouco homens disponíveis.

Por coincidência, havia um grupo de médicos que estudavam justamente esse tipo de tratamento principalmente na Alemanha, na Argentina e no Reino Unido.

Esses médicos primeiro foram chamados de Cirurgiões Cosméticos e depois de Cirurgiões Plásticos.

Será que agora você sabe tudo o que um Cirurgião Plástico faz?

Tenho certeza que não.

Primeiramente, o que você não sabe é que a Cirurgia Plástica foi uma das especialidades médicas que mais assumiu tarefas e se dividiu dentro da medicina e também foi a que mais bolou técnicas e soluções para um monte de problemas do corpo humano.

E para você ter uma ideia, a Cirurgia Plástica se divide em capítulos, que seriam áreas de atuação e são:

  1. Capitulo de cirurgia crânio-maxilo-facial
  2. Cirurgia estética
  3. Capítulo de cirurgia órbito-facial

Nesse capítulos a gente aprende a operar os ossos da face tanto para aumentar ou diminuir o queixo como também para consertar fraturas que podem acontecer após trauma.

No caso da cirurgia estética nem precisa falar, o Cirurgião plástico opera quase tudo, face, mam, abdome, nariz, orelha, lipo, coxas, braços e por i vai

Já na terceira parte a região ao redor dos olhos é a que tem a nossa atenção, então é a cirurgia das pálpebras tanto estéticas como as correções das pálpebras caídas e dos tumores.

E continua …

  1. Cirurgia plástica na obesidade
  2. Capítulo de mama
  3. Capítulo de mão

A pessoa que emagrece demais fica cheia de pele e daí só um Cirurgião Plástico para retirar todo o excesso e colocar tudo de volta no lugar

No caso das mamas é tudo, desde colocação de próteses, redução das mamas até a reconstrução pós mastectomia por câncer. Hoje também operamos muitos homens trans que querem retirar sua mama numa cirurgia chamada mastectomia masculinizadora.

Já na parte de mão, o Cirurgião Plástico atua tanto em microcirurgia como corrigindo deformidade de dedos. Dedos a mais ou colados. O Cirurgião Plástico é também o melhor médico para tratar desde unha encravada a reimplante de dedos.

Mas ainda não acabou …

  1. Capítulo de microcirurgia
  2. Cirurgiua oncologica
  3. Capítulo de queimadura

Da microcirurgia eu já falei. Tanto em dedos como em enxertos livres para corrigir defeitos ou de acidente ou de retirada de tumor.

No item 2 o Cirurgião Plástico tem a grande vantagem que consegue tirar o tumor da pessoa e já fazer ou programar a reconstrução.

Por fim, os queimados. Somente o Cirurgião Plástico é que tem formação suficiente para cuidar de uma pessoa queimada da forma correta.

Por fim ainda atua nessas áreas …

  1. Restauração capilar
  2. Capítulo de rinologia
  3. Cirurgia por vídeo-endoscopia
  4. Capítulo de procedimentos cirúrgicos não estéticos e laser

Nossa, parece que a lista não acaba.

Implante de cabelo.

Cirurgia do nariz, tanto para reconstruir perdas por acidente, doença ou tumor, mas principalmente para deixar um nariz bonito e agradável.

O uso da video-endoscopia também é feito pelo Cirurgião Plástico nas cirurgias de face ou de algumas próteses.

Por fim, o Cirurgião Plástico ainda aprende a fazer procedimentos reparadores e com o uso do laser.

Com certeza isso não é tudo, mas se eu puxasse pela memória eu lembraria de mais coisas

Portanto, como você pode ver, a Cirurgia Plástica é uma especialidade médica muito mais completa do que as pessoas conhecem.

Mas, você agora deve estar se perguntando ….

Por que toda vez que eu escuto falar de Cirurgia Plástica, eu só escuto sobre mama, abdome e lipoaspiração?

Então isso é muito triste …

Com o passar dos anos, os Cirurgiões Plásticos mais novos foram abandonado as áreas reparadoras e se dedicando mais à parte estética.

Infelizmente, os cirurgiões têm deixado de lado até mesmo a parte de cirurgia do nariz e da orelha.

Por fim, outra coisa que faz as pessoas pensarem que Cirurgia Plástica é só mama, abdome e lipoaspiração, é que somente essas cirurgia são divulgadas nas redes sociais. O Instagram, o Facebook e agora o Tik Tok quase que só mostram Cirurgiões Plásticos fazendo propaganda dessas cirurgias.

Muito bem, agora que você já sabe um pouco mais do que um Cirurgião Plástico faz …

Saiba que para ele se formar, ele estuda 6 anos de medicina, 2 anos de Cirurgia Geral e 3 anos anos de Cirurgia Plástica, portanto uma das formações mais longas dentro da medicina, 11 anos ao total.

Ah!

Por fim, eu ia me esquecendo de falar que problemas como feridas que não fecham e escaras também são tratadas por esse cirurgião.

Ufa!!!!!!

A lista de tratamentos que um um Cirurgião Plástico faz é quase interminável.

Mas, se você tirar mais dúvidas, deixe sua pergunta aqui embaixo nos comentários que terei prazer em responder

E, se você quiser um site seguro para pesquisar sobre o médico com quem você pensa em operar consulte o site oficial do Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica clicando nesse link.

Saiba mais sobre ….

Rinoplastia Lifting de coxa

Dr. Assaad Naim

Formado em medicina em 1993. Especialista em Cirurgia Plástica e Cirurgia Geral. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Professor da Faculdade de Medicina da UFMT.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário