O lifting de braço é uma cirurgia que está sendo cada vez mais procurada. É comum as pessoas se referirem à essa cirurgia como sendo a “cirurgia do tchauzinho”.
Muitas pessoas quando emagrecem reclamam da flacidez e do excesso de pele que fica nos braços.
Esse excesso pode ser de pele, de gordura ou o que é mais comum de pele e gordura.
É impressionante o quanto que esse excesso incomoda e atrapalha na hora de colocar uma roupa de mangas justas ou quando coloca uma regata.
Como se faz a cirurgia de lifting de braço?
Primeiramente tenho que dizer que quando a sobra é pequena ou quando é só uma flacidez de pele, um bom tratamento estético pode resolver.
Porém, quando a pessoa já tem uma flacidez maior e uma sobra também maior aí somente a cirurgia para corrigir o problema.
A cirurgia pode ser feita por duas técnicas, lipoaspiração ou corte.
Quando a pessoa tem um excesso principalmente de gordura com pouca flacidez e pouca sobra de pele, o médico pode apenas fazer uma lipoaspiração,
Mas, se o problema for um excesso de pele, a lipoaspiração pode até prejudicar o quadro porque deixa a pele ainda mais flácida. Nesse caso será preciso cortar.
Alguns médicos associam as duas técnicas, primeiro fazem a lipoaspiração e depois cortam. É sem dúvida uma opção válida em alguns casos.
Hoje em dia temos também outros recursos que podem ser usados como a lipoaspiração com uso do laser e o uso de um aparelho chamado ‘Renuvion”.
Esses recursos prometem retrair a pele e evitar o corte, mas também são limitados. Quando o excesso é muito grande, não tem nada melhor que cortar.
O que mais tenho que saber sobre o lifting do braço?
Primeiramente você tem que saber que o resultado costuma ser um braço mais fino e elegante, mas que vai ficar uma cicatriz.
A cicatriz pode ser só na região da axila ou pode ir até o cotovelo.
De toda forma ela fica do lado de dentro do braço e não costuma gerar reclamações. Já fiz muitas dessas cirurgias e realmente nenhuma paciente se arrepende da cicatriz.
Essa cirurgia deve ser feita sempre em centro cirúrgico e geralmente a Anestesia é a Geral saiba mais, mas já vi vários casos que o anestesista faz uma Peridural saiba mais.
O procedimento dura mais ou menos 2 a 3 horas, dependendo do que tem que ser feito e a alta costuma ser no mesmo dia.
E depois do lifting de braços?
Bem, já se vê a mudança logo no primeiro curativo, mas o resultado final vai aparecer depois de alguns meses.
Isso porque precisa de um tempo para haver a acomodação da pele e da cicatriz.
Apesar de existirem malhas próprias para essa cirurgia, de um tempo para cá eu mando colocar uma espécie de faixa elástica.
Essa faixa é mais fácil de colocar e tirar e tem a vantagem que a pessoa pode apertar ou afrouxar de acordo com a necessidade.
Outra recomendação é a realização de drenagem linfática manual e tratamentos com finalidade estética e firmadora no pós-operatório para manter o resultados por mais tempo.
Por fim, os riscos nessa cirurgia são baixos e não são diferentes daqueles encontrados em qualquer outra cirurgia.
Existem também técnicas conservadoras como a passagem de fios e outros materiais já foram tentados por mim, mas com certeza o resultado é pobre e hoje não faço mais porque acho que não vale a pena.
Acesse nosso blog!
Dr. Assaad Naim — Cirurgião Plástico