Quero diminuir o meu peito e colocar silicone, essa é uma pergunta que quase sempre a gente recebe no consultório.
Parece que um dos sonhos das mulheres é ter um peito firme, durinho como elas falam. Muitas têm as mamas grandes e quase sempre caídas.
Então, elas vão no meu consultório e pedem, doutor eu quero diminuir o meu peito, mas quero que fique em pé e durinho. Para isso eu quero colocar silicone.
Quero diminuir o meu peito, isso pode ser feito?
Primeiramente quero deixar claro que quase tudo pode ser ser feito.
Certamente, o cirurgião pode tirar uma boa parte da mama da mulher e preencher com silicone. De fato isso é até muitas vezes feito.
Há alguns anos que essa técnica existe e é realmente muito utilizada pelos Cirurgiões Plásticos.
Na realidade, existem muitas técnicas, com a prótese sendo colocada totalmente por cima ou totalmente por baixo do músculo. Em alguns casos inclusive, colocamos a prótese parte por cima e parte por baixo do músculo.
Chamamos essa técnica de dual plane.
Mas, a questão não é se pode, a questão é se a técnica funciona ou se traz problemas.
Mas, vamos começar a discutir alguns pontos.
Silicone deixa a mama durinha?
Pois bem, ai está uma pergunta.
Na verdade não existe um tipo único de silicone. Hoje temos no mercado próteses mais macias e oitras mais duras.
Temos próteses recobertas de silicone texturizado e outras recobertas de espuma de poliuretano.
Deixando de lado as preferências de cada médico, normalmente as próteses recobertas de poliuretano são mais durinhas que as de poliuretano, mas essas, devem ser colocadas acima do músculo.
Então aí você já viu que nem sempre é fácil decidir qual usar.
Eu diria que é possível a mama com silicone ficar um pouco mais durinha que a mama sem prótese.
A mama com silicone pode cair?
Ah! Essa pergunta é fácil. Com certeza que sim.
Eu costumo sempre usar a frase: Toda mama pode cair, só não cai a mama de quem não tem.
Deixa eu explicar:
A mama está presa ao tórax por um tipo de tecido que é frouxo. Esse tecido permite que a mama balance e deslize toda vez que respiramos ou que fazemos algum movimento.
Como a mulher tem uma quantidade maior de mama, e com isso mais peso, é natural pensar que com o tempo a mama de tanto balançar e deslizar vai afrouxando os tecidos e vai descendo.
Essa descida, principalmente quando os mamilos passam a olhar para baixo, a gente chama de “caídas”.
Por fim, e as mamas com silicone, passam pelo mesmo processo?
Claro que sim.
Quero diminuir o meu peito e colocar silicone mas não quero que aumente de tamanho
Pronto, essa é outra coisa que quase sempre escuto nas consultas.
Com certeza que o médico pode tentar tirar uma quantidade de mama parecida ao tamanho do silicone que ele vai colocar, por exemplo: o cirurgião pode tirar cerca de 350 gramas e colocar uma prótese de 350 ml.
Isso na teoria vai deixar a mama de um tamanho parecido ao que era antes dela operar, porém nem sempre a prótese indicada é a de 350 ml e nem sempre a quantidade que tem que ser tirada é 350 g.
Enfim, apesar da paciente ter essa vontade, nem sempre isso acontece na prática.
Quero diminuir o meu peito e colocar silicone, mas tenho medo dos riscos!
Com certeza essa é a questão que tem que ser discutida.
De tempos em tempos, aparece alguma cirurgia que dá mais problemas que a outra.
Nesse momento, a cirurgia da vez que está apresentando vários problemas é exatamente essa que tira o tecido mamário da mulher e substitui por uma prótese de silicone.
Seja no caso apenas de estética ou naqueles casos em que a mulher tem muitos cistos e nódulos e quer tirar a mama por medo de vir a ter câncer.
Essa cirurgia apresenta, com freqüência, problemas com relação ao formato das mamas, em outros casos dificuldade de cicatrização e, nos casos mais graves de problemas, a rejeição das próteses.
É claro que se você me perguntar, mas doutor NUNCA dá certo?
Definitivamente, eu vou ter que responder que é claro que dá certo em muitos casos porém dá problema em muitos outros casos também.
Por fim, e vou mais longe, é muito comum ter que operar a pessoa a primeira vez para diminuir a mama e colocar próteses e depois de um tempo ter que operar para corrigir alguma imperfeição que ficou.
Então qual a vantagem dessa cirurgia?
Puxa! Depois de tudo que eu escrevi acho que você deve estar pensando, qual a vantagem dessa cirurgia?
Bem, a real vantagem que vejo nessa cirurgia é que existe a possibilidade de você ficar o peito mais levantado e com o colo mais marcado.
Aliás, digo sempre para quelas pacientes que me procuram para diminuir o peito e colocar silicone que a única vantagem de verdade que eu vejo nessa cirurgia é a chance de poderem ter o colo marcado, o resto, na minha visão é só desvantagem.
Portanto, se você está com a ideia de diminuir seu peito e colocar próteses, converse bem com seu médico e discuta sobre todas essas coisas que eu te falei.