A abdominoplastia, a cirurgia de nariz e a lipoaspiração, são as cirurgias que mais evoluíram ao longo dos anos.
Até alguns anos atrás os médicos diziam que as áreas que eram lipoaspiradas não podiam ser cortadas, e onde se cortava, não se aspirava.
E foi assim por muito tempo até que os avanços na medicina produziram técnicas que permitiram associar os dois procedimentos.
Então, hoje fazemos uma cirurgia que alia o ganho que se consegue com a lipoaspiração, com a eliminação da flacidez de pele que só se consegue graças à cirurgia do abdome.
Lipoabdominoplastia ou técnica de Saldanha
Essa técnica é chamamos de “lipoabdominoplastia” ou técnica de Saldanha e que é a soma da lipoaspiração com a dermolipectomia.
Primeiramente, aspiramos a parte mais alta do abdome, aquela na região do estômago e depois as laterais do abdome.
Em seguida, tiramos a pele da parte do abdome que fica abaixo do umbigo e fazemos um umbigo novo.
Apesar de não ser indicada para todos os casos, essa técnica resolve muitos problemas e produz barrigas mais definidas e com menos flacidez.
Por fim, reposicionamos ou tecidos que estavam flácidos dando beleza e definição ao abdome.
A lipoabdominoplastia é uma técnica já bastante conhecida com resultados muito previsíveis, mas que depende muuuuuito do repouso do paciente.
O repouso é igual?
Após a abdominoplastia, a paciente deve ficar cerca de 21 dias dobrada ou semi dobrada. Isso diminui as chances de problemas como alargamento ou inversão da cicatriz.
A paciente que insistir em não fazer um pós-operatório dentro do recomendado terá problemas indesejáveis de formato, contorno ou de cicatrização.
Qual a anestesia na abdominoplastia?
A abdominoplastia é realizada com Anestesia Raquidiana saiba mais ou Peridural saiba mais e a pessoa permanece um dia internada, tendo alta no dia seguinte.
Por fim, o retorno às atividades do dia a dia demora mais ou menos de 30 dias.
Quando eu vejo o resultado da abdominoplastia?
Durante alguns meses, a barriga passa por várias mudanças e o resultado definitivo surge entre seis meses e um ano.
O médico deixa a cicatriz de um jeito que o biquíni ou a calcinha consigam esconder.
Mas, a cicatriz do umbigo não consegue ficar escondida dentro da calcinha, então se a pessoa usar uma blusa curta, a cicatriz pode aparecer.
Costumo dizer que apesar de ser uma cirurgia com resultados muito bons, a pessoa tem que se preparar para o pós-operatório porque é desse repouso que vai depender o sucesso ou fracasso da sua cirurgia.
Tenho que fazer algum tratamento depois da abdominoplastia?
Primeiramente você tem que saber que a cirurgia é só uma das etapas do seu resultado.
A drenagem linfática saiba mais é parte fundamental do tratamento pós-operatório.
Se a fisioterapeuta fizer uma boa drenagem, e além disso associar outros tratamentos como tapping, ultrassom, radiofrequência e etc. o resultado será muito mais natural.
Por fim, não existe um período exato de duração desses tratamentos pós cirúrgicos, mas um tempo razoável é cerca de 3 meses de tratamento.
Acesse nosso blog
Dr. Assaad Naim — Cirurgião Plástico