assaadnaim.com.br

A pele humana é sabidamente o maior órgão que temos no nosso corpo. E os tumores, cistos e lesões de pele são muito mais frequentes do que você imagina.

Lesões de pele
Tumores, cistos e lesões de pele

Inicialmente é importante você saber que com uma área de 2 m2 em média, esse órgão é composto por diversas estruturas como glândulas, nervos, vasos, pêlos e outras.

Por causa dessa variedade de estruturas aliado à exposição solar diária, a pele está sujeita a apresentar algumas alterações e doenças.

É muito comum a pessoa apresentar manchas por exposição ao sol ou por ação de hormônios.

Siga o dr. Assaad Naim nas redes sociais

Existem quantos tipos de lesões de pele?

Existem muitas classificações para as lesões de pele mas vamos começar pelo mais simples.

São 3 os tipos básicos de lesão:

1- Benigna: Ou seja, que não trará problemas com o passar do tempo e,

2- Maligna: Aquela que já é um câncer de pele e,

3- Pré-maligna: Essa é a lesão que ainda é benigna, mas que pode se tornar maligna com o tempo.

Felizmente a maior parte das alterações da pele é benigna e corresponde apenas à mudança da forma, cor ou volume de determinada estrutura da pele.

Um exemplo simples de ser entendido é o cisto sebáceo, ou o cisto epidérmico que é aquele “carocinho” de tamanho variável que aparece em áreas de pêlo ou cabelo.

Esse cisto é benigno, porém a sua retirada deve ser feita para que não venha a apresentar complicações como inflamação, infecção e em alguns casos a saída uma espécie de “sebo” que pode ter mau cheiro.

E as manchas?

Outro exemplo comum são as manchas que aparecem no rosto após a gestação e que são conhecidas por “cloasma gravídico”.

Essas manchas aparecem por ação hormonal e não apresentam outros problemas que não sejam estéticos. 

Existe ainda uma gama bastante ampla de lesões planas de cor escurecida com bordas bem definidas e que não mudam de tamanho ao longo dos anos.

Essas lesões são possivelmente benignas, originárias da exposição solar, determinadas geneticamente ou de outras causas. Esse tipo de lesão em geral requer apenas observação.

Quais as lesões de pele mais comuns?

Bem, a maioria das lesões são benignas, mas vêm aumentando o número de lesões malignas principalmente em nossa região e em outras onde o sol é bastante intenso.

Essas lesões normalmente surgem pequenas em áreas descobertas ou expostas ao sol com mais freqüência, possuem margem irregular, cor mal definida ou mais de uma cor, por vezes coçam, outras vezes sangram.

Em alguns casos podem apresentar pêlo em seu interior ou estar em área de trauma freqüente ou ainda na região de depilação ou da barba, são em geral lesões que parecem que vão cicatrizar, mas que não cicatrizam direito.

Portanto, se você notou alguma lesão desse tipo então você deve fazer uma consulta ao Dermatologista ou ao Cirurgião Plástico o mais breve possível.

Enfim, essas lesões são sugestivas de câncer de pele e devem ser rapidamente avaliadas e tratadas.

Se você se ainda tem dúvidas sobre esse assunto, faça uma consulta e tire todas as suas dúvidas.

Lembre-se que o melhor tratamento é a prevenção, portanto se você já notou mudanças nas suas lesões de pele, quanto mais rápido você procurar tratamento maior serão as chances de bons resultados.

Por fim, a pessoa que mais gosta de você é você mesmo, então sempre que estiver no banho aproveite para fazer uma inspeção geral no seu corpo dando especial atenção às áreas expostas ao sol.

Acesse nosso blog!

Dr. Assaad NaimCirurgião Plástico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Iniciar conversa
Agende uma consulta por WhatsApp
Agende uma consulta por WhatsApp !