A rinoplastia é uma cirurgia que sempre esteve em alta, mas ultimamente parece que ficou ainda mais em evidência.
Não é à toa que a cirurgia de nariz voltou a ser bastante comentada.
Antigamente, e não tão antigamente assim, rsrrsrs. A cirurgia do nariz era feita somente pelos Cirurgiões Plásticos.
De alguns anos para cá outras especialidades médicas como o Otorrino têm realizado essa cirurgia também.
Mais recentemente, os dentistas resolveram se aventurar nessa área. Opiniões e polêmicas à parte, no meu entender, somente os médicos têm estudo e treinamento suficiente para fazer a rinoplastia e o pior, tratar as complicações que podem surgir.
Mas, ainda ficou a pergunta. Na rinoplastia posso ter o nariz que eu quiser?
Bem, a resposta é depende. Mas, depende do que?
Depende do que você quer.
vamos entender. Se você tem um nariz que tenha a pele bem grossa, a ponta curtinha, a base muito larga e o dorso muito baixo, parecido com o da foto desse post, então provavelmente você tem um nariz que chamamos de negróide.
Se nesse caso você quiser ter um nariz fininho, com o dorso reto e alto, como um nariz “caucasiano”, que é o nariz do branco, provavelmente você não conseguirá.
Isso porque existem limitações para se afinar um nariz, para se elevar ou abaixar o dorso e outras coisas mais. Essas limitações não só nas estruturas, cartilagem osso e outras coisas, mas na própria função.
Antes, era comum, o profissional, na tentativa de agradar o paciente na parte estética, sacrificar a respiração da pessoa. Hoje isso é inadmissível.
Agora se a moça da foto quisesse apenas levantar um pouco a ponta e deixar o dorso mais reto, provavelmente ela conseguiria ter o resultado esperado.
Então o que eu devo saber?
Primeiramente você deve saber que a rinoplastia é uma cirurgia que parece fácil mas não é.
Existem muitos anos de estudo, muita discussão, congressos só a respeito de nariz.
Então não se iluda com soluções super simples.
A segunda coisa que você tem que saber é que um bom profissional avalia a estética e a função e sempre opera procurando deixar um nariz bonito, compatível com o rosto, mas que ainda respira corretamente.
Terceira coisa importante, não dá pra trocar o “tipo” nariz da pessoa. Se você é de determinada raça, seu nariz tem características dessa raça e não de outra.
O cirurgião vai tentar ao máximo melhorar algumas características do seu nariz, mas não trocá-lo por outro.
Lembre-se não dá pra desrosquear o seu nariz e colocar outro no lugar.
Apareceu alguma técnica nova em rinoplastia?
Esse é um ponto muito importante.
Como a rinoplastia voltou a ficar muito em evidência, muita gente passou a bolar técnicas e soluções novas então a resposta é sim.
De alguns anos para cá, uma das cirurgias que mais evoluíram na Plástica foi a rinoplastia.
Muita coisa nova surgiu como novos enxertos tanto de osso como de cartilagem, várias formas de conduzir o pós operatórios, etc.
E isso é muito bom.
Hoje a chance de você ter o nariz que você deseja é maior do que há alguns anos, mas tome cuidado.
Como essa cirurgia está em moda, muita gente que não tem preparação adequada diz que faz e o principal atrativo dessas pessoas é o preço e a facilidade de fazer em lugares totalmente sem estrutura.
Por fim será que ficarei feliz com a minha rinoplastia?
Depende. Se você procurou um profissional sério, competente, atualizado, comprometido com o resultado, que não te prometeu milagre, que não tentou te seduzir pelo preço ou pela facilidade da cirurgia.
Se o seu médico fez uma boa avaliação, se preocupou com a estética e com a função. Operou você num lugar adequado, escutou suas queixas e te explicou o que dava e o que não dava para conseguir.
Então a sua chance de ficar feliz é muito grande.