Atualmente, com a emancipação feminina, a mulher percebe mais seu corpo e busca cada vez mais a cirurgia da intimidade.
A quantidade de informações disponíveis faz com que a cada dia mais mulheres nos procurem para realizar a chamada “Cirurgia Intima” ou como é conhecida no termo médico, Ninfoplastia.
Mas o que vem a ser exatamente isso?
Primeiramente, temos que chamamos de cirurgia da intimidade, todo procedimento realizado nos genitais femininos ou ao redor dele.
Principalmente nos casos onde a ideia é corrigir alterações como aumento dos pequenos e grandes lábios ou alterações naquela região one nascem os pelos, o chamado “monte de vênus”.
Assim, a Cirurgia Plástica atua no sentido de melhorar a auto-estima e resolver transtornos físicos e psicológicos da mulher em relação ao seu corpo e ao seu genital.
E quais são as possibilidades de cirurgia da intimidade?
O primeiro exemplo dessas alterações é o excesso de gordura que se acumula na região onde estão os pêlos do Monte de Vênus.
Com isso, forma um volume exagerado fazendo com que a mulher se sinta desconfortável ao usar short ou um vestido mais colado.
Nesses casos o médico faz a lipoaspiração nessa região com excelentes resultados.
Em geral, uma vez retirada, a gordura não costuma voltar a não ser que a paciente engorde.
Outra coisa que pode incomodar a mulher no dia a dia, durante a menstruação ou ainda ao ter relação sexual é o tamanho dos pequenos lábios.
Quando eles são muito grandes, a mulher fica com vergonha de colocar certas roupas e pode às vezes se machucar quando anda de bicicleta ou coisa do tipo.
Portanto o diagnóstico é feito com um simples exame da vagina e a correção é a retirada cirúrgica desse excesso.
Por fim, outra queixa comum é a de que com os passar dos anos os grandes lábios murcharam e, portanto perderam seu turgor.
Para correção desse problema fazemos lipoaspiração em alguma região do corpo e na mesma cirurgia injetamos nos grandes lábios.
O único problema dessa técnica é a chance de absorção de parte ou toda gordura enxertada, mas pelo tempo que a gordura fica temos muita satisfação da paciente.
Claro que existem mais técnicas, aquelas que fecham o canal vaginal ou que refazem o hímen da mulher, que também classificamos como cirurgias da intimidade, mas que normalmente são feitas por Ginecologistas.
Qual a anestesia para a cirurgia da intimidade?
O médico faz a lipoaspiração dessa região na maior parte das vezes com Anestesia Local associada à Sedação saiba mais, e de preferência em centro cirúrgico.
E o período de internação normalmente é de algumas horas.
A recuperação costuma ser bastante tranqüila e a mulher deve ficar em repouso por alguns poucos dias.
A anestesia local com sedação saiba mais também é usada para diminuir os pequenos lábios e normalmente a paciente fica muito satisfeita com o resultado.
Da mesma forma, essa cirurgia deve ser feita no hospital e alta hospitalar costuma ser algumas horas após o fim do procedimento.
Nessa cirurgia utilizamos material absorvível o que faz com que não haja necessidade de retirada de pontos diminuindo com isso o possível constrangimento no pós-operatório.
Por fim, na cirurgia para aumento do grandes lábios a anestesia é mais profunda então preferimos a Raquianestesia saiba mais ou anestesia Peridural saiba mais.
Estamos sempre aqui para ajuda-las.
Acesse nosso Blog
Dr. Assaad Naim — Cirurgião Plástico