A cirurgia da face ou “Ritidoplastia”, como é conhecida no meio médico, é um procedimento que visa eliminar as rugas da face.
É muito comum as pessoas dizerem que tem medo de operar a face, que preferem aplicar botox, preenchimento, fazer lazer, peeling, cremes, DMAE, etc., etc., etc.
Porém, quando há sobra de pele no rosto com queda da musculatura e aquele aspecto de rosto envelhecido, não existe nada mais eficiente que a cirurgia da face.
No passado, fazia-se muito essa cirurgia nas diversas regiões do nosso país exatamente porque não havia essas opções de tratamento não cirúrgicos.
O que muitas pessoas não sabem é que na cirurgia da face trata-se não só as rugas, mas todo o rosto.
Nessa cirurgia pode-se corrigir também a linha da mandíbula, o sulco ao redor da boca e por vezes o pescoço.
Inicialmente tenho que esclarecer que apesar de existirem métodos que não precisam de corte, infelizmente com esses métodos a face fica meio que “paralisada”.
Portanto, a cirurgia da face é capaz de deixar você com uma aparência mais jovem com naturalidade e com o funcionamento normal de todos os grupos musculares podem dar.
Na cirurgia da face podemos melhorar também a testa e do pescoço?
Com certeza que sim.
Existem muitas variações nessa cirurgia e o médico pode operar a face e também a testa se tiver muita ruga ou em outros casos tratar o pescoço envelhecido.
Em alguns casos, o médico associa a retirada da gordura da papada com lipoaspiração junto com a cirurgia da face.
Na verdade existem diversas possibilidades de técnicas e de associações na face que vão te deixar com aspecto mais jovem e com um visual mais leve.
Qualquer cirurgião plástico pode operar uma face?
Em teoria a resposta é sim, mas essa é uma cirurgia que apresenta uma série de particularidades e de dificuldades.
Portanto, você deve procurar um cirurgião plástico experiente para te operar.
Lembre-se que se seu rosto ficar muito esticado, a aparência não vai ficar natural e se isso já foi desejado nos anos 1970 e 1980, hoje já não está mais na moda.
Atualmente as pessoas querem correções naturais.
Por fim, a pessoa tem que parecer mais jovem, mas sem marcas ou estigmas, sem parecer que foi operada.
E as cicatrizes da cirurgia da face?
O cirurgião toma muito cuidado para colocar as cicatrizes em regiões pouco visíveis como dentro do cabelo e atrás da orelha, apenas uma delas passa na frente da orelha, mas apesar disso depois que cicatriza costuma ficar inaparente.
Dependendo do que precisa ser feito, a cirurgia e a cicatriz pode ser maior ou menos, mas hoje a ideia é operar mais regiões com menos cicatrizes.
A grande limitação dessa cirurgia é com os fumantes que podem evoluir com complicações severas.
Então, se pensa em fazer a cirurgia da face é fumante, vá tratando de parar de fumar.
Se não pensa em fazer, vá tratando de parar também, rsrrsrsrrs.
E como é a anestesia?
Na maior parte das vezes, a anestesia é a Anestesia Geral saiba mais podendo em casos específicos ser Local com Sedação saiba mais.
A permanência do paciente internado costuma ser de um dia e o período para desinchar vai depender do que vai precisar ser feito.
Pode se fazer associações de técnicas?
Cada vez é mais freqüente o médico associar técnicas cirúrgicas com técnicas não-cirúrgicas como, por exemplo, cirurgia da face com peeling ou laser, o que melhora os resultados e diminuiu o trauma cirúrgico.
Mas, outras associações também são possíveis.
Leia mais sobre Cirurgia Plástica
Acesse nosso blog
Dr. Assaad Naim — Cirurgião Plástico