As panturrilhas, ou “batatas da perna”, como são conhecidas, são uma parte do corpo que chama muita atenção para algumas pessoas. O estereótipo moderno de beleza pede panturrilhas grossas. Nos homens traduz pernas fortes, musculosas e nas mulheres melhoram a silhueta, produzem as chamadas “pernas torneadas”. Acontece que só quem vai à academia e malha bastante sabe como é difícil ficar com “batatas da perna” grossas.

Para ter as panturrilhas realçadas, tanto homens quanto mulheres têm recorrido à colocação de próteses de silicone.

Essas próteses vêm com volume definido em relação ao comprimento da perna da pessoa e com formato tal que propicia um aumento de volume com aspecto natural, sem aparentar próteses.

A colocação é feita através de um corte localizado na parte posterior do joelho, o chamado “cavo poplíteo” e daí, com uso de descoladores especiais é feita a liberação da pele que recobre o músculo da panturrilha e a criação de um espaço conhecido como “loja” para introdução das próteses.

O resultado costuma ser bastante natural e as cicatrizes apesar de passarem por uma fase escurecida, em alguns meses tornam-se quase inaparentes, dependendo é claro do processo de cicatrização de cada pessoa.

O período de repouso costuma ser a maior preocupação para quem quer colocar próteses de panturrilha, mas esse período não difere muito das outras cirurgias.

As próteses de panturrilha, ao contrário das de mama não têm um tempo estabelecido para troca e hoje falamos que em decorrência do local onde são colocadas, não deve haver formação de cápsula fibrótica o que em tese permitiria a permanência indefinida dessas próteses.

A pessoa deve permanecer em repouso procurando andar o mínimo possível num período de sete a quinze dias quando as atividades do dia a dia começam a ser retomadas. Esse tempo serve para que se promova uma cicatrização ao redor da prótese e fixação da mesma evitando-se assim que saia do lugar.   

O (a) paciente é internado (a) e tem alta hospitalar no mesmo dia e a cirurgia é feita sob anestesia raquidiana saiba mais ou peridural saiba mais sempre em ambiente cirúrgico.

Suas panturrilhas não lhe agradam, venha fazer uma consulta e saber mais sobre esse assunto.

Dr. Assaad Naim

Cirurgião Plástico

Deixe uma resposta