Cirurgião Plástico formado já há vários anos, diversas vezes sou procurado para realizar mais de uma cirurgia no mesmo ato cirúrgico. Essa busca se dá pelo fato da pessoa querer, ou poder gozar apenas de um determinado tempo para pós-operatório. Ou como costumam me dizer “sofrer uma vez só”.

É bastante freqüente o desejo de se associar cirurgias de uma mesma especialidade como, por exemplo, mamoplastia associada à abdominoplastia ou de especialidades diferentes como, por exemplo, histerectomia com abdominoplastia.

Várias combinações são possíveis, porém há que se lembrar que quanto maior for o tempo cirúrgico, quanto mais regiões do corpo forem operadas, quanto mais se remover ou se modificar o organismo humano, maiores serão as chances de complicação e maiores as possibilidades de sucesso parcial ou até insucesso na cirurgia.

Eu tenho ao longo desses anos defendido que a quantidade de energia disponível no nosso corpo, a quantidade de água e eletrólitos, glicose, proteína e demais substâncias no ser humano são limitadas e se uma região do corpo for agredida, seja cirurgicamente ou não, o nosso corpo irá direcionar elementos de cicatrização para essa região, aumentar a quantidade de vasos sanguíneos e realizar o seu trabalho de recuperação da área operada, porém se duas regiões forem agredidas, essa energia e substâncias diversas deverão ser dividas para cada região operada, se forem três então, ou mais.

Acredito sim que mais de uma região possa ser operada no mesmo tempo cirúrgico, mas somente depois de se constatar a real necessidade de uma cirurgia desse porte, aliada a um perfeito estado de saúde do paciente e exames pré-operatórios absolutamente normais.

Lembre-se que quando uma pessoa procura o consultório de um Cirurgião Plástico tem em mente alcançar um resultado. Porém esse resultado não depende só das mãos hábeis do profissional, mas talvez dependa mais ainda da correta avaliação, indicação, execução e do período de pós-operatório.

Se você não permitir ao seu corpo ter condições para uma perfeita recuperação, o seu pós-operatório será moroso, deficiente e com certeza o resultado ficará abaixo daquele esperado.

Respeite o seu corpo ou reclamações hão de surgir.

Estaremos sempre à disposição para tirar suas dúvidas.

Lembre-se cabeça nas nuvens, mas pés no chão.

Dr. Assaad Naim

Cirurgião Plástico

Deixe uma resposta