A blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras como é conhecida, é uma cirurgia muito procurada tanto por aquelas pessoas que buscam a correção estética, visando à eliminação do excesso de pele e tratamento e remoção das bolsas de gordura que aparecem ao redor dos olhos, como por aquelas que já tem um excesso tão significativo de pele que passam a ter lacrimejamento, coceira no olho, ardor e por vezes têm até que levantar as pálpebras para poderem enxergar direito.

A blefaroplastia é uma cirurgia realizada tanto em homens quanto em mulheres mais ou menos na mesma proporção.

Apenas o oftalmologista poderá avaliar e dizer se o problema que a pessoa sente nos olhos é em decorrência ou não do excesso de pele, ou se há outros fatores associados.

A cirurgia das pálpebras é normalmente realizada sob anestesia local saiba mais podendo ser associada a uma sedação saiba mais leve ou profunda. Tem duração de cerca de uma hora e meia a duas horas e por reduzir o edema e eliminar parte das bolsas palpebrais, em geral promove uma aparência suave e menos cansada.

Por ter uma pele bem fina, as pálpebras em geral produzem cicatrizes de excelente qualidade sendo que a presença de cicatrizes inestéticas nessa região é uma exceção. 

A alta hospitalar é dada algumas horas após o término da cirurgia e o inchaço e o hematoma ao redor dos olhos depende da evolução de cada pessoa, mas via de regra permanece por sete a catorze dias. É fundamental o uso de compressas frias nos três primeiros dias. Ainda nesse período deve-se evitar a leitura de livros, assistir TV ou mexer no computador.

As complicações, apesar de possíveis, são raras e o resultado na maior parte das vezes é bastante satisfatório.

Em alguns casos, ao quadro de excesso de pele e bolsas de gordura peri-palpebrais soma-se a queda da cauda sobrancelha. Para correção dessa alteração promove-se além da blefaroplastia, a elevação cirúrgica da cauda da sobrancelha buscando maior abertura e melhor reposicionamento dessa estrutura.

Muitas pessoas sofrem com o aspecto diário de cansaço decorrente do peso das pálpebras, se você é uma delas venha fazer uma consulta e saiba mais sobre esse assunto.

Dr. Assaad Naim

Cirurgião Plástico

Deixe uma resposta